DHA 70

O DHA é considerado essencial para função cerebral normal, sendo o principal ácido graxo presente na substância cinzenta do cérebro. Corresponde a 15% da composição total de ácidos graxos no córtex frontal humano e afeta as vias de neurotransmissores, transmissão sináptica e transdução de sinais. A deficiência deste ácido pode alterar a composição das membranas sinápticas, afetando as funções dos receptores da membrana neuronal, canais iônicos e enzimáticos. Além disso o DHA encontra-se em concentrações elevadas nas membranas dos cones e bastonetes da retina, conferindo-lhes a fluidez ideal para o processo de transdução do sinal luminoso em sinal elétrico processado pelo cérebro.

O DHA presente no corpo é derivado principalmente da ingestão de peixes e frutos do mar. É bem conhecido, no entanto, que a ingestão de DHA com a típica dieta ocidental, está bem abaixo dos valores recomendados. O corpo humano é capaz de produzir DHA a partir dos valores recomendados. O corpo humano é capaz de produzir DHA a partir do ALA (ácido alfalinolênico). Durante este processo, o ALA é convertido enzimaticamente para EPA e após, a DHA. No entanto a ingestão do precursor ALA não pode compensar a baixa ingestão de DHA na dieta. Vários estudos de suplementação humana têm abordado a questão do processo de bioconversão e foi concluído que a conversão de ALA em EPA é limitada e a conversão para DHA é extremamente baixa. Envelhecimento, doenças e estresse contribuem para esse processo de conversão limitada, bem como a ingestão excessiva de óleos ricos em ômega-6, devido á concorrência para as mesmas enzimas. Em relação isto, a captação de DHA da dieta pode ser crítica para a manutenção adequada das concentrações de DHA na membrana. Portanto, as organizações de saúde em todo o mundo fizeram recomendações específicas para aumentar os níveis de DHA.

O DHA da Scientifica possui o selo IFOS (Internacional Fish Oil Standards). Este selo é certificado pela empresa Canadense Nutrasource que é referência mundial no controle de qualidade de suplementos de óleo de peixe ricos em ômega-3, e utiliza rígidos critérios que avaliam a concentração de EPA e DHA.
O DHA 70 Scientifica é elaborado com matéria prima BASF e tecnologia alemã recebendo, assim, o certificado com a pontuação máxima de 5 estrelas.